NOSSA

HISTÓRIA

 

No fim de 2015 foi realizado o evento EQGlobal que teve como objetivo expor as diversas oportunidades da engenharia química fora do Brasil a partir de experiências vivenciadas por graduandos da EQ/UFSM que participaram do Programa Ciência Sem Fronteiras e outros. Assim, o primeiro evento da nossa organização, EQ Global, foi um sucesso e aconteceu antes mesmo da oficialização de nossa existência que aconteceu no dia 07 de março de 2016.

2015: EQGlobal

2016 - Sala de Aula.jpg

O evento Sala de Aula foi realizado no dia 18 de novembro de 2016 com o objetivo de apontar melhorias e propor técnicas alternativas que potencializem e aprimorem o ensino presenciado em nossas salas de aula, sendo apresentadas várias ideias sobre o funcionamento do Ensino da Engenharia nos dias atuais do Brasil. O evento foi realizado com a presença de Vanderli Fava de Oliveira, na época diretor da ABENGE (Associação Brasileira de Ensino de Engenharia) e com diversas atuações que demonstram seus esforços a fim de desenvolver e melhorar o ensino em engenharia que se estendem ao âmbito nacional.

Inspirado no modelo Q&A (Questions and Answers), o evento EQ&A, realizado no dia 15 de abril de 2016, visou promover um espaço de diálogo entre docente e discente sobre as possibilidades de projetos externos oferecidos pelo curso de Engenharia Química.

2016: EQ&A

O evento EC:EEeE (Espaço CrEativo - Estrutura Educacional & ENADE) foi realizado no dia 24 de junho de 2016. Inicialmente, o evento proporcionou um momento explicativo, seguido de uma mesa redonda formada por professores a fim de debater assuntos interessantes ao entendimento e melhoria do curso. O intuito foi sanar dúvidas relacionadas ao colegiado do curso, o Núcleo Docente Estruturante e sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

2016: Ec:EEeE

2016: Sala de Aula

Alunos do 7° e 8° semestres desenvolveram, no ano de 2017, um processo da indústria química através da interdisciplinaridade e do trabalho em equipe. O Projeto Integrador (PI) conectou 4 disciplinas do curso de Engenharia Química, todas elas relacionadas a um único problema industrial desenvolvido pelos professores das cadeiras. O projeto desenvolvido foi do processo de produção de mono, di, tri e tetraetileno glicol a partir de óxido de etileno.

 

Além da estruturação e apresentação do projeto, os estudantes visitaram duas empresas às quais o desafio foi inspirado. A Oxiteno, indústria polimérica, e a planta da Tintas Renner.

2017: PI

2017: PTC

Em 2017, alunos do 6º semestre idealizam e projetam um Protótipo de Trocador de Calor (PTC) de material poliméricos com auxílio da impressão 3D. Posteriormente, os alunos testaram e analisaram o trocador impresso, permitindo ainda verificar as possíveis melhorias de seu protótipo. O projeto foi aplicado na disciplina de Operações Unitárias com Transferência de Calor e Massa, sendo organizado de modo a garantir ao aluno o papel de protagonista no processo de aprendizagem, e ao professor, de tutor nesse processo.

2017 - PTC.jpg

2017/2018/2019:

Feira de Oportunidades

A primeira edição da Feira de Oportunidades aconteceu no dia 11 de abril de 2017 a fim de divulgar os vários caminhos que podemos seguir para desenvolver atividades extracurriculares que potencializam nossa formação acadêmica. A feira consiste na exposição de diversos projetos extracurriculares que os alunos podem participar, dentre eles: Iniciação Científica, Empresas Juniores, ONGs, Diretório Acadêmico, Escola Piloto e, claro, o Espaço CrEativo.

No ano de 2018, no dia 21 de novembro, realizou-se a segunda edição do evento, proporcionando novamente um ambiente de troca de conhecimento e experiências.

No dia 23 de agosto de 2019, ocorreu a terceira edição da Feira de Oportunidades, novamente, com o mesmo ambiente e mesmos objetivos das edições anteriores.

2018/2019:

(Re)Conhecer

Alunos do 1º semestre participam de atividades práticas que abordam assuntos multidisciplinares fundamentais para a aproximação dos calouros do DEQ e dos laboratórios oferecidos. O Projeto (Re)Conhecer foi realizado através de 3 encontros em que foram abordados assuntos interdisciplinares, desenvolvendo a capacidade de raciocínio rápido através dos experimentos em algumas áreas de pesquisa que o engenheiro químico pode atuar.

 

A primeira edição foi realizada no primeiro semestre de 2018, e o projeto já contou com quatro edições, que ocorrem semestralmente.

2018/2019:

Appliquè

Os alunos do 2º, 3º e 4º semestre participam de atividades que visam contextualizar os conteúdos do seu ciclo básico diretamente a conjuntura, ciência da indústria química e áreas afins. O Projeto Appliqué visa aplicar os conteúdos básicos no ambiente de engenharia química. No ciclo básico das engenharias o estudante se aprofunda nos fundamentos das ciências exatas. Essa etapa é essencial a sua formação, entretanto, comumente afastada dos conteúdos específicos.

 

A primeira edição foi realizada no primeiro semestre de 2018, e desde então, o projeto tem ocorrido semestralmente, já contando com quatro edições.

2018: Metododinâmica

O Projeto Metododinâmica foi idealizado com o objetivo de potencializar o ensino e a aprendizagem da aplicação de métodos numéricos e computacionais nas disciplinas de termodinâmica e de balanço de massa e energia. Para isso, foi formado um grupo de estudos, que utilizou a linguagem de programação Python 3.6.5, por meio do software livre Jupyter Notebook para interpretar a linguagem.

O projeto contou com duas edições no mesmo ano, ocorrendo semestralmente.

2018/2019:

FalaEQ

O Projeto FalaEQ visa integrar os alunos do curso de Engenharia Química utilizando como ferramenta debates periódicos com foco no desenvolvimento da oratória e nas relações interpessoais dos mesmos. Alunos de todos os semestres assistem à palestras que visam desenvolver na prática a sua retórica, sua confiança e sua desenvoltura, tornando esse projeto uma ferramenta essencial para o desenvolvimento profissional e pessoal do estudante de engenharia química durante sua passagem pelo curso.

O projeto já contou com duas edições, que ocorreram em dois semestres seguidos.

2018 - Metododinamica.jpg

2018/2019:

SabonEQ

Os alunos do 4º e 5º semestres participam do Projeto SabonEQ a fim de produzir sabão a partir de óleo de cozinha e, após a prática, desenvolve-se a teoria da indústria de tensoativos. Por fim, realiza-se uma visita técnica a fim de aproximar os alunos da realidade industrial. O grande impacto do projeto diz respeito ao descarte correto de óleos e gorduras, evitando grandes impactos na natureza.

A primeira edição do SabonEQ ocorreu no segundo semestre de 2018, e contou com duas edições ao total. 

2019: Estudos de Caso

Projeto Estudos de Caso visa introduzir aos alunos do 3° ao 7° semestres um problema prático industrial, conectando-os com os assuntos vistos em sala de aula, e trabalhando com conceitos de Engenharia Química ao conciliar aulas teóricas e práticas. O projeto já contou com uma edição, abordando principalmente conteúdos profissionalizantes para os alunos da Engenharia Química.

2019 Estudos de Caso.jpg

2019: Óleos Essenciais

Através de uma oficina, os alunos do curso da Engenharia Química aprendem sobre a importância dos processos industriais de extração, e sobre a indústria dos óleos essenciais. O Projeto de Óleos Essenciais visa conectar o aluno com a prática dos processos, além de contar com uma visita técnica a uma empresa de extração de óleos para maior fixação do conteúdo visto, e maior conhecimento do processo.

O projeto já contou com uma edição no segundo semestre de 2019.

2019_Óleos_Essenciais.JPG

2019: Workshops

Através de dois encontros, o Projeto Workshops visa abordar tópicos de desenvolvimento pessoal. Através de palestras interativas, os participantes trabalham com conceitos como gestão de tempo, estilo de produtividade pessoal e ferramentas de produtividade. O objetivo é estimular o autoconhecimento e a autogestão do participante do projeto.

O projeto já contou com uma edição, realizada no segundo semestre de 2019.